quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

CAPELA DE LUCRÉCIA



AIgreja Católica de Lucrécia foi iniciada sua construção em 1935, devido uma promessa feita pelo Sr. Paulo Fernandes morador da região, que se valeu de são Francisco de Assis para que houvesse bons invernos para encher o açude que foi construído em 1932 e como houve duas secas consecutivas as pessoas já se encontravam apavoradas. Diante disso, o mesmo com a promessa cumprida pediu ajuda ao Senhor Adrião Duarte Doria Comerciante e um dos maiores proprietários de terra aqui em Lucrécia, para que doasse o terreno o mesmo não recusou, como também auxiliou na construção, pagando uma boa parte da ,mão de obra. Com isso o Sr. Paulo Fernandes reuniu-se a outros habitantes e começaram as construções fazendo o desmatamento da região que segundo os entrevistados era coberto de pedras pequenas, arvores rasteiras, depois do terreno preparado carregaram pedras para o alicerce dos arredores das serras em lombos de animais e caixões feitos de madeiras.
            Como todo o trabalho era feito manual e com pouco recurso fizeram um levantamento dos recursos arrecadados e compraram um parte dos materiais como: tijolo, telhas etc. deixando outra parte para pagamento dos operários. Como todos da comunidade sentiam os mesmo interesse, as doações continuavam e iam suprindo as necessidades. O trabalho foi lento por que alem dos poucos recursos os operários não eram capacitados na obra. Somente em 1937 terminaram a capela que era somente um pequeno cômodo tendo como divisão um altar que por traz servia de espaço para o padre trocar suas vestes e guardar seus pertences. A primeira imagem foi uma doação, mas não há nenhum registro do doador. Em outubro do mesmo ano a primeira missa celebrada por Pe. Carlos que veio da Itália para a paróquia de Martins e as demais regiões que pertenciam a mesma, o Pe. vinha a cavalo uma vez por mês celebrava a missa as 10:00 h. e após a missa visitava os enfermos. O pessoal foi se organizando e no ano seguinte, em 1938 a Senhora Josefina Xavier mãe de Dr. Lací, medico da região interessou-se e programou para o Quatro de Outubro o dia da festa de são Francisco de Assis, a primeira festa celebrada e foi uma das maiores da região, com barracas, leilão, missa e procissão, tradição esta que até os dias atuais. Com a renda da festa foram comprados, bancos, tinta para pintura e o sino. Assim continuou por múltiplos anos e cada ano as arrecadações da festa supriam algumas necessidades. Somente em 1997, Salete Duarte, filha de Raimundo Duarte primeiro prefeito eleito do município, também por uma graça alcançada, responsabilizou-se pela festa e com a renda construiu a torre em estilo barroco, tendo desta vez Pe. Mariano também da Itália como Pároco da cidade que passou a pertencer a Paróquia de Umarizal e permaneceu como Pe. da Cidade por vários anos e com rendas de festas fez grande reforma da igreja mudando o estilo do altar. Construiu também a casa paroquial que teve seu terreno doado por Pe. Antonio Menezes Policarpo, filho de nossa cidade que reside no estado de Pernambuco.
            Aqui já passaram vários Padres, dentre eles, Pe. Antonio Neto que foi responsável pela reforma da calçada como também pela troca de portas e janelas, compra de ventiladores e sistemas de som. AS missas eram celebradas nas primeiras sexta-feira de cada mês e no segundo domingo de cada mês.
            No ano de 2006 a Igreja desmembrou-se da Paróquia de Umarizal passando a pertencer a Área Pastoral do Sagrado Coração de Jesus de Almino Afonso que tornou-se Paróquia em 2011. Após desmembrar-se de Umarizal vários Padres já passaram por aqui, como Pe. Ricardo Rubens, Pe. Possídio Lopes, Pe. Domingos de Sá e atualmente o Pe. George Lourenço dos Santos, que após a sua entrada já foi responsável pela reforma da casa paroquial construindo dois banheiros, troca de pisos, pintura e construção de uma secretaria.
            Hoje as missas são celebradas nas primeiras sexta-feira de cada mês e em todos os Sábados as 19: 00 h. no entanto nossa igreja católica possibilita a sociedade católica do município a participar dos eventos religiosos com mais força estimulando a fé individual e coletiva da comunidade cristã.
            A imagem de são Francisco de Assis ainda é a mesma desde a criação da igreja, mas no ano de 2012 ela foi restaurada pela Senhora Francisca Reges Duarte, que é uma das colaboradoras da nossa igreja e doou vários objetos litúrgicos para a igreja.
FONTE – BLOG DA PARÓQUIA DE ALMINO AFONSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
AMO A DEUS SOBRE TODAS ÁS COISS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO MO A MIM MESMO. AMO AOS MEUS FILHOS E NETOS; AMO A MINHA QUERIDA E AMADA TERRA

CAPELAS